domingo, 5 de setembro de 2021

Brutamontismo

Estava eu a pensar do fenómeno do 'bullying', que embora seja atual, dá-me ideia que existiu desde sempre na sociedade humana; isso pode sugerir a alguns a noção de que é também parte da natureza humana, e portanto inevitável. Defendo outra coisa, que em determinada fase da evolução humana foi sugerido por alguém abandonarmos a chamada lei da selva, ou lei do mais forte, e que a ideia de civilização surgiu em oposição a essa lei da selva. A civilização será assim, entre outras coisas, uma tentativa de acabar com o 'bullying'. 

Adiante, ao pesquisar a tradução de 'bully' como substantivo, a que gostei mais foi esta: 'brutamontes'. Há outra lá perto: 'rufia', ou ainda outra, como adjetivo: 'buçal'. Mas isso já nos leva para um estereótipo que relaciona o fenómeno do 'brutamontismo' - avivemos a língua portuguesa e inventemos novas palavras - com o baixo nível de maneirismo social, o que nem sempre é verdade. Porque educação e maneirismo são conceitos distintos.

Porque o 'brutamontismo' está instalado em todas as camadas sociais. De facto, é praticado e estimulado na nossa sociedade. Os governos praticam-no sobre os cidadãos. As classes dirigentes sobre as mais desfavorecidas. Estas, por sua vez, conspiram para fazer exatamente o oposto, e se o conseguem passam a praticar o 'brutamontismo' sobre as classes mais elevadas. Os políticos assumem frequentemente poses de brutamontes para assim conquistar as suas audiências. Falo em especial dos chamados populistas, mas quase todos o fazem em maior ou menor grau - é claro, com honrosas exceções (os verdadeiros líderes).

Li um artigo sobre o assunto que dizia que 70% das pessoas numa situação de 'brutamontismo' tanto podem estar a favor do brutamontes como contra ele, dependendo da aceitação social que o brutamontes e a respetiva vítima tiverem nesse grupo. Logo a maioria das pessoas tanto pode alinhar com o brutamontes ou não, a sua atitude vai depender da rejeição moral instituída ou não nessa sociedade contra o fenómeno. 

É preciso portanto estar avisado e bem preparado contra o 'brutamontismo'. Mas como fazer isso, se vivemos numa sociedade em que essa característica é estimulada e exemplificada todos os dias pelos nossos líderes (mais uma vez, os falsos), através dos meios de comunicação social, tomando a forma de luta política, chamada até democrática? 

E nem só na arena política, se falarmos do futebol a situação é ainda mais caricata. E não é inocente. O brutamontes, para seu próprio benefício, e tirando partido de condicionantes sociais e geográficas particulares, pode mesmo criar graves e autênticos cismas ao nível da coesão nacional, como constatei recentemente numa viagem de férias ao norte do país... para bom entendedor, meia palavra basta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Objetivos 2023

Apresentação do album 'Catch 22' in English -  https://cantodassereiascontentor.blogspot.com/2022/12/about-album-catch-22.html Portu...