domingo, 12 de setembro de 2021

Mouros e Lusitanos

Aviso já que não sou de História, apenas achei curiosa a informação no mapa animado deste blog (4.BP.BLOGSPOT.COM), que vale o que vale, e deixo aqui algumas divagações. Não me dei ao trabalho de confirmar as datas mencionadas no mapa, por isso omiti a maior parte delas. 

Sempre me fez impressão essa dos mouros. Muitos portugueses, em especial no norte do país, estão convencidos que os povos muçulmanos, ditos mouros, nunca invadiram o território português do norte (uns acham que de Coimbra para cima não, outros do Porto para norte). Isso não é verdade, porque é histórico que o Al-Andalus invadiu e dominou a península ibérica quase toda, por volta do ano 720 (simplificando as datas) - apenas uma pequena faixa do norte da península, que será hoje parte do país basco, não era dominado pelos mouros, mas pelo povo das Astúrias (os Visigodos de Pelágio).

Mais tarde esse mesmo povo das Astúrias reconquistou aos mouros parte do território a norte, ficando o reinado mouro de Córdoba apenas com os territórios abaixo de Coimbra. Até que surge o reino de Leão, que substitui na zona o das Astúrias, sendo do lado dos mouros o reino de Córdoba substituído pelos vários reinos mouros chamados Taifas. É desse reino de Leão que sai o condado Portucalense e o reino de Portugal, como sabemos, cerca de um século mais tarde, ali à volta do ano 1140 como sabemos.

Os mouros ainda mantém a presença na península durante mais uns séculos, até 1492, mas quanto a domínio sobre algum território português, os Almohades ocuparam o que é hoje parte do Alentejo e o Algarve, só até cerca do ano 1200. Mas é claro, como Portugal é formado na reconquista dos cristãos aos mouros na península ibérica, há essa mania.

Sobre os Lusitanos, e a identificação nacional com esse nome, ouvimos falar da Lusitânia nas lutas do Viriato contra a invasão dos Romanos. Mas a Lusitânia só existiu como reino, segundo o dito mapa animado, abrangendo todo o território nacional e algum de Espanha durante um par de séculos, antes da chegada dos mouros. Curioso o facto de os Visigodos nunca terem expulso os Suevos do norte da península, incluindo o norte do território que hoje é Portugal.

Indo ainda mais atrás, que dizer deste facto: os Celtas ocuparam o nosso território durante cerca de 3000 anos, até à chegada dos Romanos, e todos esses povos que ocuparam a península depois estiveram cá somente cerca de 2000.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Objetivos 2023

Apresentação do album 'Catch 22' in English -  https://cantodassereiascontentor.blogspot.com/2022/12/about-album-catch-22.html Portu...